Paris, França

Mal cheguei de Barcelona planeei a viagem a Paris. Porquê Paris? Por dois motivos: viajante iniciante não pode partir por aí sem ter Paris marcado no mapa, e em segundo porque uma das pessoas da minha vida estava lá a viver. Meses sem ela não seria correto. Quanto mais pessoas conheço mais estimo a minha melhor amiga, que raio...
Um dos meus objetivos para 2016 era realizar pelo menos 3 viagens. Cumprido. Nas 3 viagens visitei 3 dos meus melhores amigos, mais útil e agradável que isto era impossível.
Voltando à capital francesa, Paris é, como todas as demais cidades, uma antologia de imagens pessoais, transformadas e recicladas pela memória. Uma cidade obrigatória a visitar, viver já não arriscaria. Paris sempre soou para mim como uma cidade de outro mundo, maravilhosamente romântica (demasiado), o que me obrigou a elevar as expectativas. Regressei pouco ou nada entusiasmada, não sei se pelas expectativas elevadas ou pelo facto de já ter visitado outras cidades com uma fasquia bem superior. No entanto não posso negar que seja uma cidade bonita, senão jamais seria uma das cidades mais turísticas do mundo. Vale a pena e voltarei lá para explorar cada esquina e observá-la com mais atenção, a pressa em visitar os principais pontos turísticos impediu-me de apreciá-la de verdade. Culpa minha, confesso.
Foram apenas 4 dias, 3 dias para descobrir Paris e um para aproveitar a Disneyland. A criança dentro de mim não morrerá nunca. Como fui em novembro apanhei toda aquela maravilhosa decoração natalícia, tanto na cidade como na Disney.

Ora vamos lá numerar os 10 pontos turísticos obrigatórios:

1. Torre Eiffel, à noite, obrigatoriamente. Acreditem, esta torre foi tão odiada durante a construção que naquela época havia quem a chamasse de "monstruosa e inútil". Consideraram destruí-la 20 anos após a inauguração, em 1889, porque a licença de espaço estava vencida. Acabou por ser mantida só porque havia uma antena de rádio no alto. E esta? Ninguém imaginaria que hoje seria o ponto turístico mais visitado no mundo.
2. Sacre-Coeur e Montmarte, um bairro situado no ponto mais alto de Paris. No topo fica a Basílica de Sacré-Coeur. Nessa zona fica também o Moulin Rouge, famoso cabaret francês.
3. Champs Élysée, uma avenida bonita, charmosa e com o monumental Arco do Triunfo, que celebra as vitórias militares francesas. Na avenida também existem várias lojas finas de marcas renomadas.
4. Rio Sena, passeio turístico clichê de Paris: andar de barco no rio Sena.

5. Notre-Dame, catedral de estilo gótico construída entre os séculos 12 e 13. O mais importante foi mesmo o Corcunda, que, segundo Victor Hugo, viveu lá no século 15.
6. Jardins do Luxemburgo, bonitinho.
7. Museu do Louvre, um dos museus mais visitados do mundo, a maior parte das pessoas vai apenas para ver a Monalisa, o que torna apreciar o quadro de perto uma missão impossível.
8. Palácio de Versalhes, não fui por falta de tempo, o que me obriga a voltar lá. Vale lembrar que em 1919 o Tratado de Versailles, que encerrou a Primeira Guerra, foi assinado lá, na Galeria dos Espelhos.
9. Galeries Laffayete, a galeria mais requintada de sempre, com uma arquitectura belíssima e produtos luxuosos. No entanto, todo o tempo que lá estive dentro só pensava "a princesa Diana antes de morrer esteve aqui, ela esteve realmente aqui..." meio abananada, assumo-me como uma admiradora da humilde princesa.
10. Praça da Concordia, se gostas de história, então esse lugar vai fazer-te perder a cabeça - perdoem a  piada - 1119 pessoas  foram decapitadas ali, durante a Revolução Francesa. Entre elas estavam o Rei Luis XVI e Maria Antonieta, assim como muitas das nobres cabeças parisienses da época.