Sê simples

Onde anda a simplicidade? A honestidade e humildade? Onde estão as pessoas que preferem um brinde à amizade do que um círculo de fofocas? Onde estão os sorrisos genuínos? Por onde andam os abraços apertados? Vejo saltos altos ao invés de pés descalços. Vejo gente a trocar uma gargalhada por um olhar invejoso. Onde se escondeu a beleza interior? Vejo olhos borrados de preto e caras camufladas de base. Onde está a naturalidade?
Tenho saudades do Brasil, das pessoas, dos lugares, dos momentos. Aqui a população geral roça na maldade e falsidade. Porquê? O objetivo não é sermos felizes? Ah... esqueci que o problema é que cada um vê a felicidade de maneira diferente. Há quem considere a felicidade proporcional ao número de amigos, à quantidade de roupa nova guardada no roupeiro, ou mesmo proporcional à conta bancária. Os piores são aqueles que são felizes pela infelicidade de outrem. Pergunto: como??
Eu vejo felicidade na simplicidade, nos sorrisos dos meus amigos, nos abraços espontâneos sem razão de ser, na cumplicidade mútua e no carinho nutrido por cada um deles. Vejo felicidade num telefonema às 5 horas da manhã "tem calma, vou já para aí", vejo felicidade numa troca de olhares cúmplices, num toque no ombro como transmissão de força. Dou valor a cada um deles e "cada um tem de mim exatamente o que cativou e cada um é responsável pelo que cativou, não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna. Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com intensidade. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos." Charles Chaplin

E tu? Onde vês a felicidade? Aliás, és feliz?
Repara: as pessoas vêem mais vezes o sol a pôr-se do que a nascer. E se o mal for esse?

PS: Em Reguengos de Monsaraz o sol nasce por volta das 6h30 e o melhor local para assistir é no castelo com uma boa companhia. Sozinho é melhor ainda.