109º dia - Sawabona

Tenho de partilhar isto uma vez que foram estes os valores que aprendi nestes últimos 4 meses aqui no Brasil. Sou a primeira a levantar o dedo quando se fala em erros cometidos. Aprendi a respeitar todas as pessoas independentemente dos seus defeitos e erros, pois cada uma delas tem as suas qualidades e sucessos. Se fossemos mais humildes, o mundo seria um lugar melhor.

«Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e a rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom". Sawabona Shikoba!
SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim". Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é: "Então, eu existo para você".»