77º dia - Dia do Enfermeiro

Como não podia deixar de ser, passei este dia (das 7:00 às 19:00) no hospital. Ainda não sou enfermeira mas já me sinto como tal. É com um orgulho enorme que me manifesto e levanto o braço neste dia. Desde talvez os meus 8 anos que digo que quero ser enfermeira. Hoje, mal posso acreditar que daqui a um mês deixarei de ser enfermeira só no carnaval e passarei a ser oficialmente uma enfermeira de verdade, daquelas que dão "picas", daquelas que fazem plantões noturnos, daquelas que cuidam de pessoas de verdade. Quero que a minha vida seja baseada nisso, na arte do cuidar. Tal como o sábio Confúcio dizia «Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.», revejo-me nesta citação. Todos os dias aprendo um pouco mais, relativamente à área e principalmente à vida, crescendo tanto como pessoa como profissional. Não me imaginaria fechada um escritório, muito menos afastada de pessoas.
Na altura de concorrer à universidade havia 3 opções na minha lista: enfermagem, fisioterapia e audiologia. O que me levou a decidir enfermagem foi uma história contada pela minha avó. Isso mesmo. Na altura que andava a bater com a cabeça nas paredes devido à indecisão do curso a minha avó contou-me que quando eu tinha cerca de 4/5 anos estávamos à porta do hospital quando chegou uma ambulância em emergência com uma criança lá dentro. O que é que eu fiz? Corri para dentro da ambulância e comecei a observar de perto o trabalho da enfermeira, a ferida e todo aquele alvoroço. A minha avó, envergonhada, puxou-me por um braço e a enfermeira disse "não faz mal, deixe estar a menina, nunca se sabe o dia de amanhã...". Quando ouvi a história relembrei vagamente o momento em que a curiosidade me despertou, e não hesitei em colocar enfermagem em primeiro lugar. Era exatamente o que queria. Há quatro anos que desejo encontrar essa enfermeira, no fundo, foi ela que acabou por definir o meu futuro. Se a encontrasse iria agradecer-lhe com todo o meu coração.

Feliz dia das pessoas que cuidam de pessoas. Sejam elas enfermeiras ou não.