32º dia - 12 mandamentos da Enfermagem

1º - Não terei vida pessoal, familiar ou sentimental; (já estou na fase inicial deste mandamento)

2º - Não tenho feriados, fins de semana ou qualquer tipo de folga;

3º - Terei gastrite, se tiver sorte; se for como os demais, terei úlceras gástricas;

4º - A pressa é a minha única amiga e as minhas principais refeições são os lanches, as pizzas, etc;

5º - Os meus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isto se me sobrarem cabelos;

6º - A minha sanidade mental será posta em causa antes que complete cinco anos de trabalho;

7º - O trabalho é o meu assunto preferido, talvez o único;

8º - A máquina de café é a minha melhor colega de trabalho;

9º - Happy Hours são excelentes oportunidades de ter algum tipo de contacto com outras pessoas loucas como eu;

10º - Tenho sonhos com pacientes e resolvo todos os problemas dos mesmos nesse período de sono;

11º - Exibo olheiras como troféus de guerra;

12º - E, pior... inexplicavelmente gosto de tudo isso!

Li estes mandamentos no 1º ano do meu curso e confesso que fiquei bem desanimada e sem motivação alguma. Não conseguia perceber como raio uma pessoa poderia gostar de tudo isso... agora que estou na fase final da graduação entendo perfeitamente! Não poderia amar mais aquilo que faço. Sou uma eterna apaixonada pela profissão e tenho a certeza que por mais que os anos passem jamais me fartarei de cuidar de pessoas estranhas. É isto que eu quero para o resto da minha vida. Para além de cuidar de pessoas estranhas quero que todos os meus familiares saibam que jamais irão estar sozinhos em situação de dependência, quero que saibam que comigo estarão seguros e que nada lhes faltará.