11 julho 2016

Berlin, Deutschland

Uma cidade cosmopolita, reduto de artistas e amantes das artes!
Berlim é uma mistura do passado com a modernidade do presente que a deixa cada vez mais charmosa. 
A cidade carrega uma história que ainda está muito nítida na cidade. Após a Segunda Guerra Mundial a cidade foi dividida entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental, cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de 1961 a 1989. Nos dias de hoje é perceptível a diferença de cada lado da cidade, uma zona mais moderna e outra zona ainda pouco desenvolvida com construções mais antigas (e lindas).

De uma forma generalizada: Berlim é enorme e para piorar a língua é extremamente difícil, podia ler a mesma placa 10 vezes que me pareceriam 10 palavras diferentes. No mês de Março faz muito frio, e as pessoas são igualmente frias. A zona/momento que mais me emocionou foi sem dúvida estar de frente para o muro de Berlim e imaginar toda a história por trás dele, todas as pessoas que o tentaram pular em vão e todas aquelas vitoriosas que ajudaram a destruí-lo. 
Não é uma cidade que escolheria viver mas sem dúvida que é uma cidade obrigatória a visitar.






Ilha dos Museus é o lugar onde está concentrado 5 museus, o Museu Pergamon com destaque nas esculturas grega e romana. O Altes Museum é o maior e mais importante museu do mundo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria. O Neues Museum inclui coleções sobre o Antigo Egito, Pré-História e história recente. O Alte Nationalgalerie é um museu de arte que possui uma coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX e o Museu Bode que abriga uma coleção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas.











Brandenburger Tor é o símbolo da cidade de Berlim, o portão tem um estilo neoclássico e possui doze colunas de estilo grego. O Portão de Brandemburgo é um dos monumentos mais importantes da Alemanha e símbolo da separação das duas Alemanhas, após a queda do muro de Berlim, assumiu a posição de marco oficial da reunificação alemã.








Numa das noites visitámos um bar de rock com uma decoração incrível por dentro. Fiquei fascinada!











Muro de Berlim era uma barreira construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria que separava a Berlim Ocidental da Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos, República Federal da Alemanha, que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e a República Democrática Alemã, constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime totalitário soviético. Construído em 13 de Agosto de 1961, com 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência.
Hoje só resta 1.3 km do muro que está decorado com trabalhos de cerca de 120 artistas, de mais de 20 países. E é esse trecho remanescente, chamado de Galeria do Leste, atual ponto turístico de Berlim.
























Berliner Fernsehturm é a torre de tv localizada na Alexanderplatz, no centro da cidade e foi construída entre 1965 e 1969. A torre tem 368 metros de altura incluindo a antena e existe uma plataforma para visitantes e um restaurante giratório no centro da esfera.










Checkpoint Charlie foi o nome dado pelos Aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Checkpoint Charlie se tornou uma das principais atrações turísticas de Berlim e uma grande galeria a céu aberto conta a história e sua importância durante a Guerra Fria.




Siegessäule ou Obelisco da Vitória foi inaugurado em 1873 para comemorar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França entre 1864 e 1871. O Obelisco tem 66,89 metros, e no seu topo fica uma estátua de bronze de 5 metros e 35 toneladas de Vitória, deusa da vitória militar. Uma escadaria de 285 degraus leva ao topo da coluna, onde há uma plataforma de observação a 45 metros do chão.



(informação retirada do blog: https://vimavidaapasseio.wordpress.com/alemanha/berlim/)

1 comentário:

  1. Olá! Adorei as fotos! Mal posso esperar de ir lá!

    https://my-world-of-discoveries.blogspot.pt/

    ResponderEliminar