05 março 2015

7° dia - Guarda do Embaú

Bom dia! Ontem eu e mais dois amigos fomos numa van com mais pessoal para fora de Floripa conhecer outra zona. Fomos à Guarda do Embaú, que fica mais para o sul de Santa Catarina. Fiquei maravilhada, é lindo! Estão a ver a avenida de Portimão? As lojinhas, o ambiente, as pessoas, os campos verdes? Estão? Pois bem... Não tem nada a ver! Tirem isso da cabeça. Para ir até à praia tinhamos que colocar as mochilas na cabeça e atravessar um rio, ou podíamos pagar e ir de barco. Mal chegámos à praia, eu e os meus amigos escapámo-nos logo. Metemo-nos por uma trilha linda! Aqui trilhas são caminhos no meio da floresta. Em baixo mostro umas fotografias. 
Estou completamente rendida, apaixonada! Estou feliz! Não me desejem de volta porque eu não vou voltar não! 
Vou falar no geral, aí em Portugal estão todos infestados de mau humor, pela manhã porque temos que nos levantar cedo para trabalhar ou ir para a escola, estão sempre a olhar para o relógio à espera da hora para sair. Mas sair para onde? Para casa. Tudo irrita o português, ou é aquele carro que virou e não fez pisca, ou é aquele empregado que está a demorar a servir, ou porque está a chover, ou porque está calor, ou um miúdo na rua chutou a bola e bateu no vidro da casa. Deita-se cansado de nao fazer nada. Queixa-se do pouco que recebe. Não dá valor ao tanto que tem.
Aqui no Brasil, pelo menos em Floripa eu não vejo isso! As pessoas são felizes! Às 6h da manhã está tudo em pé a sambar, seja em casa, no trabalho, na rua ou na praia! Não querem saber de dormir mais 5 minutos, não se importam que aquele carro vire sem fazer pisca, de que vale apitar e reclamar? Vai mudar alguma coisa? Faz-nos mais feliz? Não! Aqui o brasileiro não quer saber de modas, sai de casa de calção e chinelo, não quer saber se chove ou faz frio. E uma coisa importante, aqui preocupam-se mais com os outros do que eles próprios. Em momento algum me senti sozinha ou perdida. Eles percebem e ajudam! No ônibus metem conversa com todo o mundo! Em Portugal vai tudo calado, tudo a assoprar e a revirar os olhos. Ainda ontem a rapariga do meu lado começou a falar e trocámos número de telemóvel, pois está cá de férias sozinha! Em Portugal vêm um casal a ser agredido no metro e nada fazem, limitam-se a filmar! Aqui se alguém está em apuros na rua, todo o mundo manda parar o ônibus e saem para ajudar!! As pessoas seguem o princípio básico da entre-ajuda, do companheirismo, da amizade! O português é ganancioso e só se preocupa com bens materiais. Aqui só importa ser feliz! E vos garanto, a felicidade é contagiosa! Estou aqui há uma semana e nunca estive tão feliz em toda a minha vida por tantos dias! Pois bastava estar a chover para ficar mal disposta o dia inteiro. Não pode ser assim! Olhemos para o terceiro mundo e comparemos. Temos TUDO, não nos falta nada. Só o ingrediente final: a felicidade! Agradeçam todos os dias por terem vivido mais um dia, beijem os vossos pais, peçam desculpa aos vossos inimigos e não reclamem do vosso salário, sejam felizes por favor! Jovens, estudem e não reclamem! A melhor fase da vida é quando andamos à escola e todos os dias aprendemos algo novo. Se eu não aprender nada hoje então eu sinto que foi um dia perdido. Não há nada mais gratificante do que o conhecimento! E ainda por cima é gratuito! Sou sincera, pegava nos meus pais e alguns amigos e ficava a viver aqui. Mesmo assim não descarto essa hipótese. Se voltar para Portugal sei que o "mau humor" dos portugueses acaba por prejudicar a minha felicidade e eu não quero. Eu quero ser feliz. Isto não é só a minha opinião mas também de outros amigos e brasileiros. 
Ah e este mal não é só em Portugal, é basicamente a maior parte da Europa. Consigo distinguir um brasileiro de um europeu na rua só pelo modo de sorrir. 
Agora olha para o espelho, sorri e pensa para ti "sou feliz", não importa se pensas que não tens tantos amigos como achas que devias ter ou se aquele rapaz não gosta de ti como gostas dele, não são os outros que têm que te fazer feliz, és tu o/a responsável pela maneira de ver o mundo e ser feliz!! Nem sabem a quantidade de jovens brasileiros, chilenos e argentinos que já conheci que estão cá de ferias sozinhos! A felicidade não é para ser dividida mas sim partilhada.
Espero que hoje vos faça reflectir e vos desperte para a felicidade.
Um abraço apertado e... BOM DIA MUNDO!


1 comentário:

  1. Tão verdade!!! O meu namorado é brasileiro e desde que estou com ele sou tão mais feliz e aprendi a dar um novo valor á vida! vejo-me em tudo o que disses-te e eu não diria melhor!
    ps: todos os dias venho cuscar o teu blog, porque o meu maior sonho é ir viver no brasil perto do meu namorado (agora que estamos separados) e ''invejo-te'' tanto por estars ai... que sorte! Muito beijinhos e aproveita cada segundo, vai ser a melhor aventura da tua vida e vais ter muitas saudades disso! beijinhos linda e continua a escrever todos os dias <3

    ResponderEliminar