29 janeiro 2014

Calinada #1

Calinada do dia:

  «Dêem-me um antibiótico para as dores!!!!!!»

BANG, Alexander Fleming, o inglês que desenvolveu o primeiro antibiótico (penicilina), volta a morrer sempre que alguém diz isto! Acho que sim minha senhora. Deixe-me só ir ali pesquisar ao novo prontuário terapêutico, pois que eu saiba os antibióticos têm como finalidade tratar infecções bacterianas, combatendo os microorganismos (monocelulares ou pluricelulares). Isto é grave, pois muitas mães medicam os seus filhos com base nestes conhecimentos errados.
Também já ouvi pessoas dizerem que estão com gripe e que precisam de um antibiótico urgentemente. Não pessoas, a gripe é provocada por um vírus, não por uma bactéria, portanto o antibiótico não surtirá qualquer efeito! Na verdade, não há tratamento para a gripe, há sim métodos para minimizar os seus efeitos, como as dores (através de analgésicos), a congestão nasal (através de descongestionantes) e a febre (através de antipiréticos).
Nunca se auto-mediquem sem prescrição médica! Só num curto tempo, de apenas um mês, passaram-me pelas mãos muitos utentes com intoxicação medicamentosa! Informem-se sempre junto de um profissional de saúde, de preferência junto de um médico. Não digam/cometam asneiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário